quarta-feira, 21 de maio de 2008

PT homenageia Sibá Machado


Bastante emocionado, o geógrafo Sibá Machado foi recebido pela militância petista e diversas lideranças que foram a sede do PT na manhã de ontem, convidados pela direção do partido, para homenageá-lo. Acompanhado do ex-governador Jorge Viana, ele recebeu o abraço dos presentes antes de conceder coletiva a imprensa, da qual também participaram o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim e os presidentes dos diretórios regional e municipal do partido, Rose Scalabrin e Leonardo Brito, respectivamente.

É a primeira vez que Sibá vem ao Acre, após deixar o cargo de senador por conseqüência do retorno automático de Marina Silva ao mandato parlamentar exercido por ele desde fevereiro de 2003, período em que ela permaneceu a frente do Ministério do Meio Ambiente de onde pediu exoneração semana passada.

Durante a coletiva, Sibá Machado disse que apesar de ter sido sondado em Brasília para ocupar algum cargo no executivo federal optou por voltar para o Acre onde além de estar perto das articulações políticas poderá retomar suas atividades acadêmicas na Universidade Federal do Acre (Ufac), suspensas em função do mandato.

“Agora estou a disposição do PT e da Frente Popular. Seguindo o exemplo dado por Marina e Jorge Viana de desapego a cargos resolvi voltar para o Acre e ver como poderei trabalhar pelo meu estado”, disse.

Na ocasião, o assessor especial do Estado, Aníbal Diniz, confirmou que o governador Binho Marques já formalizou convite a Sibá para integrar a equipe de governo, o que deve acontecer no próximo mês.

Segundo a assessoria de Sibá Machado, até lá, ele deverá concluir algumas agendas previamente programadas em alguns municípios do interior na aplicação de ações provenientes de suas emendas parlamentares.

Reconhecimento ao serviço prestado – O presidente do PT, Leonardo Brito, o ex-governador Jorge Viana e o prefeito Angelim fizeram falas de reconhecimento e gratidão ao trabalho de Sibá Machado durante o período que permaneceu no mandato.

“O PT faz este agradecimento publicamente ao Sibá porque ele tem o partido no seu DNA. Foi leal a Marina e ao governo do presidente Lula, sobretudo nos momentos mais difíceis, sendo um defensor intransigente no Senado”, destacou Leonardo Brito.

Jorge Viana acrescentou que Sibá obteve destaque. “Em um cenário de crise nacional ele conseguiu o destaque que poucos conseguiram. Pelo contrário, vários senadores já ficaram décadas no Senado sem conseguir destaque algum”, comentou.

Angelim por sua vez enfatizou que a atitude de Jorge, Sibá e Marina serve de exemplo. “Eles deram uma demonstração de desapego a cargos porque o nosso projeto é coletivo de melhoria da qualidade de vida de todos. O PT sabe seguir seu próprio destino”, concluiu.