segunda-feira, 21 de maio de 2007

Clube do Choro da MARIA


Rio Branco - A vereadora Maria Antônia, líder do PT na Câmara Municipal lembrou que uma de suas iniciativas culturais mais bem sucedidas, completa hoje 2 anos de execução. Trata-se do Clube do Choro, criado para, entre outras coisas, promover a cultura e defesa da conservação do patrimônio histórico, artístico e musical do país, o ensino e a educação musical, divulgando a música popular brasileira em suas diversas formas, com enfoque no gênero choro.

Maria Antônia explicou que o Clube nasceu de uma reunião de amigos em 2005. “Eu e um grupo de amigos como, Marcos Inácio Fernandes, Antonio Monteiro, Raimundo Angelim, Dalmir, Lenine, Antonio Carlos, Nilton Castro e outros, fundamos o Clube do Choro de Rio branco, uma associação civil de interesse público, sem fins lucrativos”, disse.

Segundo ela, a idéia é “oferecer atrações gratuitas de qualidade e reconduzir o Choro, um dos mais genuínos gêneros musicais brasileiros, ao seu local de origem: ruas, praças e calçadas do centro de Rio Branco, de forma interessante e saudável”. destacou.

Além disso, o Clube organiza e mantém um acervo de publicações, gravações e partituras da música popular brasileira, estimulando e apoiando a formação de grupos musicais “Nós queremos também fortalecer as relações de amizade entre os grupos musicais para que a movimentação cultural da cidade ganhe nova dimensão e a diversidade seja a tônica dos novos tempos”, ressalta.

Projetos – De acordo com Maria Antônia, alguns projetos estão sendo desenvolvidos pelo Clube. Durante o ano de 2006, em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Eletrônica Halley e Hotéis Pinheiro foram realizados diversos workshops com músicos de renome nacional e internacional como o de bateria com China de Castro e de guitarra com Mozart Mello.

Para este ano, com aprovação no Ministério da Cultura, está prevista a realização do projeto Rio Branco Musical, que trará a Rio Branco músicos importantes como Altamiro Carrilho, Yamandu Costa, Armandinho e outros. “Estamos trabalhando pata nivelar as atividades locais ao Clube do Choro de Brasília, atualmente o mais popular do Brasil. Esse projeto ambicioso com certeza levará a cidade de Rio Branco, e porque não dizer o Acre, além das suas fronteiras.”, ressaltou.

Atualmente as apresentações ficam por conta do grupo Som da Madeira, liderado pelo músico Antônio Carlos e acontecem às sextas-feiras no Bar do Grácil, no Calçadão da Gameleira e no Novo Mercado Velho aos domingos.